Podemos dividir a história da Igreja Assembléia de Deus em Jaru em cinco fases distintas considerando seus aspectos históricos. A primeira fase ocorreu entre os anos de 1971 á 1973, quando os primeiros irmãos com muitas lutas e dificuldades deram início a grande obra Pentecostal em Jaru, construindo um humilde barracão no Km 05 saída para Ouro Preto.

Neste importante período estava na direção do trabalho o saudoso irmão Cassimiro Mariano de Farias no ano de 1971 á l973. A segunda, teve início nos anos de 1973 á 1978, época em que igreja sofreu um grande avanço, como resultado do grande contingente de imigrante vindos de várias regiões do Brasil incentivados pelo governo Federal e também pela criação do Projeto de Colonização Pe. Adolpho Rohl em 1975 pelo INCRA. Neste período o trabalho estava sob a direção do Diácono Antonio Matias dos Santos, a qual teve uma visão ampla de transferir a congregação do Km 05 para o núcleo urbano em um barracão cedido pelo Sr. Sandoval de Araújo Dantas. A terceira fase ocorreu no ano de 1978 á 1980, sendo um período dirigido pelo Pb. Ernesto Albino, este período teve como um marco importante um grande reavivamento tanto na área urbana como Rural. A quarta foi de 1980 á 1982 foi um período de muitas dificuldades, pois o trabalho estava cada vez maior e necessitava de meios de transporte para atender o extenso campo, foi então que o dirigente Pb. Manoel Cardoso da Cruz com permissão da sede, na época em Ji Paraná, comprou o primeiro veículo, um Jipe para atender os trabalhos que atingia núcleos muitos distante como: Colina Verde, Machadinho, Theobroma, Pedra Branca, Santa Cruz da Serra, Nova Vida e Bom Jesus e outros. Por fim, a última fase foi marcada com um dos aspectos mais importante da história da Assembléia de Deus em Jaru, a Emancipação do campo, a qual ocorreu em 1982 pelo Pr. Antonio Severo de Araújo, Pr. Presidente, na época de Ji-Paraná, onde realizou um grande culto em ação de graças, se tornando campo autônomo, ligado a CEMADERON. Podemos dizer que o trabalho da igreja assembléia de Deus em Jaru, foi um resultado de esforços de vários irmãos que dedicaram suas vidas em prol ao Evangelho, com muita oração e jejum. Em conseqüência, o Senhor operou vários milagres, curas, Batismo com Espírito Santo e Salvação de Almas no princípio e continua operando até o dia de hoje.

1º Dirigente. 1971-1972 Irmão Cassimiro Mariano de Farias. In Memórian. Foto Arquivo: Jedaias Lopes

 Alzira de Farias Esposa do Irmão Cassimiro M. de Farias. Foto arquivo: Jedaias Lopes

2º Dirigente: 1973-1978 Pb. Antônio Matias dos Santos In Memórian Foto Arquivo: Jedaias Lopes

 Irmão Artur, um dos primeiros cooperadores que contribuiu para a evangelização em Jaru-RO. Foto: Jedaias Lopes-2011

.Coop. Ir. Graciel, um dos irmãos que participou dos primeiros cultos em Jaru nos inícios dos anos 70 Foto arquivo: Jedaias Lopes.

Ao centro, Pr. Manoel Cardoso, á esquerda Pb.Antonio Matias, um dos fundadores da Assembléia de Deus em Jaru.Pr.Manoel Cardoso da Cruz Atual Pr. Presidente Assembleia de Deus em Jaru/RO Texto e Fotos: Pr. Jedaias Vieira Lopes